usando cassetetes e balas de borracha contra dois homens. CRPO analisa se houve excesso na contenção de brigas
O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra) afastou temporariamente quatro policiais militares que atuam no 1° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAt) após uma confusão generalizada em ruas do centro de Gramado durante as comemorações do Réveillon na cidade. Um vídeo que circula por redes sociais mostra policiais militares abordando e agredindo dois homens que teriam se envolvido nas confusões. As imagens mostram os PMs utilizando cassetetes e balas de borracha contra dois homens.
No vídeo, é possível ver um dos homens provocando os PMs. Em seguida, um dos agentes se aproxima e o agride, primeiramente, com um golpe na cabeça e, em seguida, com vários socos, ajudado por outro policial. Enquanto isso, um segundo homem, que aparece atrás de uma grade de proteção, é empurrado e também recebe golpes de cassetete de outro agente.
De acordo com o comandante do CRPO/Serra, coronel Márcio José Rosa da Luz, será analisada a postura dos policiais com o intuito de saber se houve excesso nas abordagens. Segundo ele, a Força Tática da BM tentou controlar a confusão, identificando os envolvidos mais agressivos e alterados, com a intenção de retirá-los do meio do público. O afastamento dos policiais, conforme a BM, é uma medida de preservação e para observação se os agentes utilizaram a técnica correta para conter a confusão.
Confusões
Após a virada de ano, turistas e moradores de Gramado confraternizavam nas proximidades da Rua Coberta quando foram registradas as brigas, inclusive com depredações de estabelecimentos e arremesso de garrafas. Isso teria colocado em risco as pessoas que circulavam pelo centro da cidade. Não está claro a origem da confusão. O nome dos envolvidos também não foi divulgada.
A BM espera que o processo de investigação seja concluído em até duas semanas. Neste período, os quatro policiais envolvidos vão exercer atividades administrativas. Ainda segundo o coronel, eles davam apoio à operação da programação do Natal Luz. Durante a ocorrência, uma pessoa foi presa por portar uma arma branca, enquanto outras quatro foram detidas por envolvimento nos confrontos.
Nota do CRPO/Serra
Confira a íntegra da nota enviada à imprensa pelo CRPO:
"O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, por meio do comando do 1⁰ Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, esclarece a respeito da atuação dos policiais militares durante madrugada de 1⁰ de janeiro, após o evento de réveillon, no centro de Gramado.
Após a virada, muitos turistas e moradores ainda confraternizavam nas proximidades da Rua Coberta e, durante a madrugada, ocorreram episódios de brigas generalizadas e depredações de estabelecimentos com o arremesso de garrafas, fato que colocava em risco a integridade física das pessoas presentes que não estavam diretamente envolvidas no confronto.
Imediatamente, guarnições da Força Tática interviram, identificando os indivíduos que estavam mais agressivos e alterados, e iniciaram manobra para a dispersão e retirada desses indivíduos de circulação.
A postura dos policiais militares no que tange ao emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo será analisada oportunamente pelo comando da unidade, e os PMs foram temporariamente afastados das atividades de polícia ostensiva, até a conclusão da apuração.
No total, quatro pessoas foram detidas pela Brigada Militar por envolvimento nos confrontos, e outro indivíduo foi preso portando uma arma branca no mesmo local."
0 Comentários